Quais as vantagens de aprender a tocar um instrumento musical

Que a música é uma terapia para grande parte da população mundial não podemos negar. Mas agora vem cá, vocês sabiam que um filósofo chinês, Confúcio disse há muito tempo que “A música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem.” E isso é uma grande verdade. Tocar um instrumento trás muitos benefícios e pode divertir muitas pessoas ao seu redor. E o objetivo do artigo de hoje é justamente isto, mostrar quais os benefícios de saber tocar um instrumento, principalmente os mais jovens.

 

1. Aumenta sua capacidade de memorização

Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o cérebro e podem aumentar a capacidade de memorização. Um estudo foi feito com 22 crianças de 3 a 4 anos de idade, onde elas recebiam aulas de piano e de canto. Um grupo controle de 15 crianças não recebeu nenhum tipo de aula. Os dois grupos participavam dos mesmos tipos de atividades na pré-escola. O resultado mostrou que as crianças que tiveram aulas de piano semanalmente desenvolveram 34% mais as suas habilidades espaciais-temporais do que as outras crianças. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que os efeitos durariam a longo prazo.

 

2. Melhora suas habilidades de gestão do tempo e organização

Aprender a tocar um instrumento musical realmente requer organização e gestão do tempo. Um bom músico sabe muito bem que qualidade no tempo de treino é muito mais importante do que quantidade. Para um músico aprender rápido, ele tem que aprender a organizar o seu treino e planejar os desafios para que obtenha o máximo do seu tempo.

 

3. Melhora suas habilidades de trabalho em equipe

Trabalho em equipe é um aspecto muito importante do sucesso na vida. Tocar um instrumento requer que você trabalhe com outras pessoas para fazer música. Em uma banda ou orquestra, você precisa aprender como cooperar com as pessoas que estão tocando junto com você. Para um grupo se dar bem, cada um tem que aprender a escutar o outro e a tocar junto em harmonia.

 

4. Melhora a coordenação motora

A arte de tocar um instrumento musical requer muita coordenação entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais em uma pauta, seu cérebro subconscientemente converte aquela nota em movimentos específicos, padrões motores e ainda adicionam ritmo a isso.

 

5. Melhora suas habilidades em matemática

Ler uma partitura requer que você faça contas, entenda a matemática dos tempos, dos ritmos e isso pode te ajudar com a matéria. Aprender sobre teoria musical também pode te ajudar bastante com matemática. Estudos mostram que estudantes que tocam instrumentos musicais ou estudam artes geralmente são melhores em matemática e tiram notas mais altas que os demais. 

 

6. Te expõe a diversas culturas

Na maioria das vezes, a música reflete o ambiente criativo da época em que foi criada. Além disso, quando você estuda música você aprende vários tipos de música de várias épocas: música clássica, medieval, folk, etc. Música em si é história, cada canção possui um plano de fundo e entender o que estava acontecendo no momento de composição é essencial para entender a obra. 

 

7. Mantém a sua concentração afiada

Tocar música requer que você se concentre na afinação, no tom, no tempo, no ritmo, na duração da nota e no timbre. Tocar música com outras pessoas requer muita concentração em escutar o que os outros estão tocando também. 

 

8. Incentiva a auto expressão e alivia o estresse

O instrumento é seu e você pode tocar o que você quiser! Quanto mais avançado você chega em um instrumento, mais você conseguirá tocar o que quiser. Música é arte - assim como um pintor pode expressar suas emoções em um quadro, um músico pode se expressar em sua música. Isso é comprovadamente uma forma de aliviar o estresse e pode ser uma grande forma de terapia. Na verdade, música tem sido muito usada como forma de terapia para crianças e adultos com autismo, depressão e outros tipos de doenças.

 

E ainda vocês querem mais motivos para tocar um instrumento? Olha que eles existem hein, sempre existem boas razões para tocar um instrumento seja ele qual for. E aí, está esperando o que para se matricular naquela aula de violão, canto, piano ou até mesmo flauta doce? Desenvolva estas e muitas outras habilidades!

As informações deste artigo foram encontradas no site de informações: Music Jungle

Sobre a loja

Somos a Quero um Instrumento, a sua loja virtual de instrumentos musicais a sua disposição dentro da sua casa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos no mercado há mais de 15 anos. Durante todo este tempo e com muito estudo e dedicação, acumulamos grande experiência em nossa área de atuação, e com muito prazer que atribuímos estes conhecimentos para encantar os nossos clientes na aquisição do seu instrumento musical.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

MMRR Importacao LTDA - CNPJ: 54.402.482/0001-35 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade